Peru 2017 P11: Iquique, San Pedro de Atacama e Geisers

 Nossa aventura no Peru superou as expectativas. Até este ponto correu tudo bem. Apesar do planejamento super detalhado antes da viagem, tivemos alguns imprevistos que agregaram um tempero de aventura à viagem. Em resumo, foi tudo ótimo. 

Quem está acompanhando os capítulos deve imaginar que a viagem está chegando ao fim, mas não é assim. Ainda teremos 15 dias de aventuras pela frente, com diversas visitas paradas no Chile, Argentina e Brasil. A coisa não termina antes do fim! Acompanhe os próximos capítulos.

D19: 30/10/2017 - Iquique a SP Atacama 487km

Acordei cedo e saí passear pelas redondezas do hotel enquanto os outros aventureiros estavam descansando um pouco. O hotel Spark Iquique fica a uma quadra da praia em um lugar bem urbanizado. Há um estacionamento nas redondezas onde me deparei com diversos motor home estacionados.  Pelo jeito as pessoas param em Iquique para passar uns dias e vão ficando até acabar o dinheiro. Os veículos tem aparência de abandono e falta de cuidado e parecem estar parados há tempo na beira mar. Vários deles estão com placas pedindo dinheiro para poder continuar a viagem. 






Não mergulhamos na piscina do hotel, mas foi difícil resistir à tentação. Tomamos nosso café a partimos para o Free Shop na esperança de achar alguma barganha. Não foi desta vez, mas eu quase comprei uma nova câmera. Foi por pouco...




Quando fomos para a estrada, tínhamos duas alternativas de rota: subir a serrinha e tomar a Ruta 5 pelo interior ou continuar pela Ruta 1 pela beira mar. A Ruta 5 tem trafego pesado, que tem menos curvas e a paisagem é de deserto. A Ruta 1 tem as curvas deliciosas do litoral recortado e a paisagem linda com o oceano à direita e grandes morros de areia à esquerda. Claro que optamos pela Ruta1 pelas Curvas de Tocopilla, uma delícia de estrada. Parece um autódromo, pois o traçado se repete várias vezes.



Chegamos em Tocopilla, fizemos um lanche rápido e tomamos a Ruta 24 para Calama e San Pedro de Atacama. No caminho há diversas usinas Eólicas e uma fazenda de geradores solares. São paisagens bonitas mas decidimos rodar direto. A Neide e eu já visitamos San Pedro de Atacama diversas vezes, então já aprendemos mais macetes sobre o lugar para aproveitar ao máximo esta parada.

Chegamos no hotel e fizemos lavanderia antes de sair para jantar. É bom lavar a roupa em San Pedro porque as coisas secam muito rápido.





Na saída para o restaurante, contratamos nossos passeios para os dois dias de estadia na cidade e fomos dormir cedo.

D20: 31/10/2017 - Turismo em San Pedro de Atacama

Saímos de madrugada para a visita aos Geisers del Tatio. Levamos muita sorte porque o guia estava apresentando o roteiro para uma estagiária bem bonitinha, e fez questão de mostrar o melhor dele e do roteiro. Este passeio foi muito mais interessante que o normal, e mais longo também. 



















Quando retornamos à San Pedro de Atacama, já estava tarde, mas ainda deu tempo de visitarmos o Valle de La Luna, de moto. Só que a Neide preferiu ficar descansando na pousada. Tudo bem...

Entramos no parque com as motos, decididos a visitar o parque sem pressa. Paramos nas Cavernas de Sal, que eu ainda não conhecia e logo chegou uma Van com turistas. Decidimos seguir a turma para dentro das cavernas. Havia lugares amplos e trechos bem apertados para passar. Foi bom que seguimos o guia senão poderíamos nos perder lá dentro. O que chamou a atenção nesta visita foi um cachorro pastor alemão que seguia a trilha na frente das pessoas. Parecia que ele morava nas cavernas. Depois descobrimos que o cão pertencia ao guia, e por isso ele conhecia bem o caminho.





Depois das cavernas, continuamos até o fim do parque, onde estão as formações Três Marias.




Voltamos ao hotel para nos refrescar e preparar para o jantar na cidade. O sol já estava bem baixo.

Aproveitamos para filmar um pouco as motos passeando ao pôr do sol no rípio do Valle de La Luna.


Foi um dia cheio, mas muito legal e proveitoso.

Já tínhamos um passeio contratado para o dia seguinte... você não perde por esperar. Muito legal!

Comentários

  1. Nossa Marcelo vc é d+ lembra de todos os detalhes, esse passeio foi maravilhoso, o vale de la luna é lindo...tudo foi maravilhoso.. só temos que agradecê-lo ..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peru 2017 P9: Cusco a Nazca - Montanhas

Meu Amigo BILO