Será que a Pandemia acaba em 2022?

Estamos vivendo uma Pandemia global desde o início de 2020 causada pelo vírus SARS COV 2, que é um coronavírus. Ao longo destes meses, este vírus vem sofrendo mutações que alteram sua capacidade de contágio e a gravidade da infecção provocada nas pessoas. Até agora, além do vírus original, já existem as variantes Alpha, Beta, Gama, Delta e Omicron.



A vacina está disponível desde o início de 2021 e quase 70% da população global está vacinada. No final de 2021 os países começaram a relaxar as medidas de prevenção.

O surgimento da variante Omicron, no fim de 2021 está mudando tudo. Esta variante se mostra muito mais contagiosa e provoca infecções menos graves, que são dois predicados que potencializam a propagação do vírus. Mesmo com esta nova variante, as perspectivas são otimistas para o fim da pandemia em 2022, graças à vacinação em massa.

Mas tudo que é possível acontecer, vai acontecer.

Surgiu um surto de gripe Influenza H3N2, que também é causada por um coronavírus, para complicar as coisas. Pelas imagens, os vírus SARS COV 2 e Influenza H3N2 são parecidos.



Agora já existem diversos casos de pessoas que estão infectadas simultaneamente pelos dois vírus.

Como o sistema de reprodução dos vírus acontece dentro das células da pessoa infectada, é possível que uma mesma célula seja infectada simultaneamente pelos dois tipos de vírus.

Eu sou engenheiro e não entendo nada de biologia, mas entendo a Lei de Murphy e aceito que tudo que pode acontecer, vai acontecer.

E se aparecer um vírus híbrido entre o SARS COV 2 e o Influenza H3N2, como ficará a Pandemia?

Em seres muito mais evoluídos, como os equinos, os híbridos são um fenômeno comum e conhecido. Como será com os vírus, que são organismos muito mais simples?



Meu objetivo com este texto não é gerar Fake News, mas apenas colocar uma questão que potencialmente pode prolongar a Pandemia em 2022.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peru 2017 P9: Cusco a Nazca - Montanhas

Meu Amigo BILO